
Touro mais pesado da Expointer 2025
Casos de Sucesso | 9 de setembro de 2025Teve um touro, na edição 2025 da Expointer, em Esteio (RS), que roubou a cena e se tornou atração principal. Me refiro ao Falcão, um touro da raça Brahman, possivelmente o mais pesado do Brasil. Pesando oficialmente 1.430 kg, o gigante impressiona pela estrutura corporal, genética diferenciada e manejo de excelência.
Segundo Dina, responsável pelos cuidados diários com o animal, o título conquistado representa um marco histórico. “Na história da Expointer, é o primeiro zebuíno que ganha o título de touro mais pesado. Pode até ser o mais pesado do mundo, já que não há registro de outro zebu com esse peso”, afirmou. Em outra feira, a Agroponte, em Criciúma (SC), Falcão chegou a marcar 1.455 kg na balança.
Genética e manejo de ponta
Para alcançar esse resultado, Dina destaca dois pilares: a carga genética de qualidade e o manejo nutricional e sanitário. O touro recebeu cuidados especiais em todas as fases de desenvolvimento, garantindo saúde plena e ganho de peso consistente. “É um belo exemplo de que o Zebu é um grande produtor de carne. Esse animal mostra a força da raça e o potencial que ela tem para a pecuária de corte”, ressaltou.
Tradição e tecnologia CMR
Outro ponto importante é que esta é a terceira vez consecutiva que o touro mais pesado da Expointer utiliza tecnologias da CMR Saúde Animal, marca do Grupo Real e detentor, entre outras marcas, da Real H. No caso de Falcão, a fazenda começou a utilizar o Ectrol MD há cerca de 60 dias, e os resultados apareceram rapidamente. “O bicho está limpo, a propriedade também. Isso ajudou diretamente no ganho de peso dele, sem qualquer tipo de resíduo químico”, explicou Dina.
Essa consistência reforça como a integração entre genética, manejo e sanidade animal pode gerar recordes e conquistas históricas, colocando a pecuária brasileira em posição de destaque mundial.
Uma atração de multidões
O tamanho e a imponência de Falcão chamaram a atenção dos visitantes da feira. Filas se formaram para fotografar o animal e, em muitos casos, até para tentar tocá-lo. “Ele é exuberante e desperta curiosidade em todos. Não é à toa que se tornou o grande campeão da Expointer 2025”, concluiu Dina.
Mais do que um recorde, a conquista de Falcão representa um símbolo da pecuária brasileira, que alia tradição, tecnologia e inovação para fortalecer ainda mais o setor.
Pecuária Forte, Brasil Forte.

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Lucas Mari — silagem, microrganismos e manejo de forragens | SimbovCerrado 2025
Luiz Albino Bonamigo — milheto, guandu e plantio direto | SimbovCerrado 2025
Real H participa do lançamento da 7ª Cavalgada no Pantanal
