Ações preventivas no manejo do rebanho confinado
Confinamento | 30 de setembro de 2015O Portal DBO fez uma seleção de informações bastante úteis na rotina dos criadores que investem ou pretendem investir no confinamento de bovinos. As dicas ressaltam a importância das ações preventivas no manejo do rebanho, confira abaixo:
Manejo na Chegada dos Animais: Após longas viagens, os animais chegam estressados, desidratados e enfraquecidos, o que leva a uma queda na imunidade do animal, facilitando o aparecimento de doenças. Por isto, deve-se estar atento ao processo de vacinação contra clostridioses e vermifugação.
Separação dos animais em Lotes padronizados e de mesma origem: Por existir um comportamento social de liderança entre os bovinos, deve-se buscar colocar os mesmos animais (que já se conhecem) no mesmo lote. Quando isto não ocorre, os animais levam, em media, 20 dias, para reestabelecerem a liderança (que é um processo natural e inevitável), sendo que neste período, a maioria dos animais perde peso ou apresenta um ganho de peso deficiente.
Bom manejo e controle nutricional: primeiro passo é respeitar o período mínimo de adaptação dos Bovinos com a dieta (cerca de 8 dias, sendo que o ideal é acima de 21 dias), além disto deve-se observar a qualidade e conservação dos insumos (milho, resíduos agrícolas, etc) a fim de se evitar ocorrência de intoxicações e toxinfecções.
Formação de lama: A presença de lama aumenta o risco de pododermatites e acidentes, podendo levar a redução de Ganho de Peso do animal confinado. Sabendo que o calçamento com pedras ou pedregulhos deve ser evitado, por aumentar a incidência de pododermatites nos animais confinados; a formação de lama deve ser prevenida durante o dimensionamento do Confinamento, com graus de declividade, boa compactação do chão, áreas de escoamento e bebedouros de boa qualidade.
Controle da Sodomia Bovina: animais de origem taurina apresentam maior libido o que consequentemente aumenta a Sodomia. Afastar o lote de fêmeas do lote de machos e a castração dos machos precisa ser bem avaliada economicamente (sua viabilidade depende do contexto econômico e atualmente está em desuso na terminação).

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
Podcast Real H com Etiene Batista | 9ª Festa do Leite
