Agricultores do cerrado maranhense investem no confinamento de gado
Confinamento | 25 de outubro de 2013Os agricultores conseguiram reduzir em até 30% o custo na engorda de bois aproveitando uma parte da safra como ração.
Soja, milho, milheto e até sobras de feijão estão sendo usados como complemento na alimentação do rebanho. O confinamento é feito praticamente dentro das lavouras.
O agricultor Rudimar Giacomim produz milho, milheto e soja em uma fazenda com cinco mil hectares em São Domingos do Azeitão, no sul do estado. Ele leva os animais para o confinamento assim que termina a colheita dos grãos.
Os animais confinados chegam ao ponto de abate exatamente no momento da entressafra, quando faltam pastagens no campo por causa da estação seca e tem ração sobrando, após a colheita dos grãos.
Ellington Toniazzo também decidiu diversificar os negócios da fazenda. O ano passado ele confinou 150 animais, este ano está confinando 400. O agricultor ficou tão animado com o resultado, que já está pensando em investir no melhoramento da criação.
O aumento do rebanho confinado no cerrado maranhense também está sendo estimulado por um outro fator: o Maranhão foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura o mês passado como zona livre de febre aftosa com vacinação.
Fonte: G1

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Caso de Sucesso 449 | Controle de verrugas nos animais do PNAT na FAZU
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
