
Andaluz: O Cavalo Mais Antigo Do Mundo
Equinos | Guia de Raças | 9 de dezembro de 2021O Andaluz é considerado o cavalo de sela mais antigo do mundo. As características de docilidade e elegância deste animal o tornam muito apreciado por criadores de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Presentation of the mares in the El Rocio village
A origem da raça é da Andaluzia, região ibérica da Espanha. As evidencias históricas apontam seu surgimento há cerca de 4.000 anos, sendo assim uma das raças mais antigas do mundo. Devido a sua origem, foi chamado oficialmente de “Pura Raça Espanhola” (PRE).
Acredita-se que tenha se consolidado através do cruzamento entre cavalos selvagens ibéricos e cavalos berberes, durante o período de oito séculos. Desde sua existência, esses equinos foram amplamente criados na Espanha e em Portugal.
No Brasil, a introdução da raça Andaluz foi feita pelos espanhóis na época da colonização, mais precisamente por Tomé de Sousa, que trouxe cavalos da Ilha de São Domingos, localizada na Espanha, em 1549. Desde então, o equino deu origem a diversas raças de cavalos brasileiras, recebendo o título de “cavalo colonizador”, (Fonte: https://tecnologianocampo.com.br/cavalo-andaluz).
A personalidade do cavalo Andaluz é marcada pela sua inteligência e temperamento vivo, dócil, gentil, paciente e nobre.
Tem como características físicas principais:
- Altura da Cernelha: entre 155cm e 168cm, para machos, e entre 153 e 165cm para fêmeas;
- Cabeça: mediana e ligeiramente convexa;
- Olhos: vivos;
- Pescoço: Forte e arqueado, coberto com uma crina longa;
- Proporções: Harmoniosas;
- Peito: largo;
- Porte: Elegante;
- Pelagens: Hoje se admite todas as pelagens, mas as mais comuns são o tordilho e castanho.
É um cavalo muito bom de sela, estando presente em muitas modalidades esportivas, sendo as principais, doma clássica (Adestramento), salto e tourada.

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
Podcast Real H com Etiene Batista | 9ª Festa do Leite
