Brasil tem 15 frigoríficos aguardando autorização de exportação para a China
Confinamento | 8 de novembro de 2012O Brasil está centrando esforços para ampliar as exportações de carnes (bovinas, suínas e de aves) para a China, mas esbarra nos processos burocráticos das autoridades daquele país. Existem 15 unidades frigoríficas brasileiras à espera de autorização para exportar para aquele mercado, informa Esequiel Liuson, que foi adido agrícola do Brasil em Pequim, entre 2010 até este ano. ”Nesses casos não há problema técnico, mas a China tem todo um processo – longo – para a habilitação de novas unidades”, explica Liuson.
Segundo ele, em suínos, para a China, o Brasil passou de nenhum frigorífico habilitado em 2010 para atuais cinco. Já em aves, desde 2010 existem 25 unidades autorizadas a embarcar para a China. Em bovinos, o Brasil passou de três unidades em 2010 para oito até o momento. “Temos nove frigoríficos aguardando habilitação já faz dois anos e esperamos que as autorizações saiam em breve”, informa. Apesar dessas habilitações pendentes, em 2011, o Brasil representou 60% da importação dos produtos cárneos à China.
Além da expansão das exportações de carnes, Liuson diz que o Brasil tem possibilidade de diversificar os produtos vendidos à China. “O país está atrás do nosso milho e da soja e tem interesse em importar vaca de leite viva, embriões e sêmen de bovinos e outros itens”, declara, informando que no ano que vem haverá duas reuniões importantes das autoridades chinesas nas quais o Brasil pode participar para negociar.
Fonte: Agência Estado; revisada por Ass. Imprensa Real H

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Caso de Sucesso 449 | Controle de verrugas nos animais do PNAT na FAZU
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
