
Como evitar a diarreia em bezerros?
Guia de Doenças | 9 de maio de 2016Na criação de gado, um dos transtornos mais comuns que acomete a saúde dos animais, especialmente dos bezerros, é a diarreia. Esse problema pode ser causado por uma série de fatores, entre eles está a alimentação concentrada, a má qualidade da alimentação, alteração brusca no manejo alimentar ou até pela fragilidade imunológica do organismo do animal. Apesar de ser uma das causas de morte mais comuns entre os bezerros, a diarreia pode ser evitada.
Na maioria das vezes, as diarreias fatais ocorrem nas primeiras duas semanas de vida do animal. Após os bezerros adquirirem mais resistência, a susceptibilidade de ocorrência sofre uma redução.
Entre os sintomas da diarreia no animal, é possível notar que as fezes deles apresentam cinco a dez vezes mais água do que um bezerro saudável. Em determinados momentos, até mesmo muco e sangue pode ser detectado nos excrementos dos bezerros adoentados.
Caso não seja tratada e a doença progredir, alguns sintomas podem aparecer, tais como perda do apetite, extremidades do corpo se tornam frias, levanta com dificuldade, indisposição, olhos fundos e pelos eriçados.
De forma geral, os bezerros apresentam um bom apetite. Um bezerro com pouca ou nenhuma disposição para se alimentar é um indício de que algo de anormal está a ocorrer com o seu organismo.
Entre os indícios que podem apontar para um possível surgimento da diarreia estão o focinho seco, temperatura retal elevada (em torno dos 39 graus) e muco de aparência pastosa excretado pelas vias nasais.
Como evitar a diarreia
O bezerro que está acometido pela diarreia bovina pode ter 10% do seu peso reduzido.
Entre outros métodos de prevenção é possível citar a aplicação de vacinas de vacas prenhes, para que a resistência à bactéria seja transmitida ao bezerro por meio do colostro.
Outro método também para a prevenção é o manejo adequado dos alimentos, sempre em horários regulares, sem excesso e com utensílios e ambiente devidamente higienizados.

Olá, somos a CMR Saúde Animal e fazemos parte do Grupo Real H, o maior laboratório de Homeopatia Veterinária da América Latina. Nossa marca nasceu para enfrentar os desafios sanitários da pecuária moderna com eficiência. Hoje, somos especialistas no controle de doenças e parasitas que ameaçam o rebanho. Nos dedicamos a aprimorar o bem-estar animal, combinando ciência e tecnologia para desenvolver soluções seguras, inovadoras e sustentáveis.
Nos destacamos pelo desenvolvimento de produtos seguros, 100% sustentáveis e eficientes. Ou seja, nossas soluções atendem às necessidades dos clientes sem gerar resíduos químicos no meio ambiente.
Atualmente, estamos presentes em todos os estados brasileiros e em processo de expansão internacional. Oferecendo medicamentos homeopáticos produzidos com elementos naturais que não deixam resíduos nos animais, seja no leite ou na carne.
Criamos esse blog para trazer informações úteis e confiáveis relacionadas à pecuária para te auxiliar na saúde, no desempenho e no bem-estar dos seus animais. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Lucas Mari — silagem, microrganismos e manejo de forragens | SimbovCerrado 2025
Luiz Albino Bonamigo — milheto, guandu e plantio direto | SimbovCerrado 2025
Real H participa do lançamento da 7ª Cavalgada no Pantanal
