Convênio para a produção de leite deve fortalecer mercado em Avaré
Girolando | 8 de agosto de 2014Um convênio assinado pela Cooperativa de Laticínios de Avaré (SP) em parceria com uma cooperativa agroindustrial de Castro (PR) deve incentivar a produção de leite na região. O objetivo da iniciativa é o aumento na bacia leiteira graças a assistência técnica e tecnológica a um preço mais acessível aos produtores cooperados.
Com orientação especializada e insumos mais baratos, os produtores podem investir no desenvolvimento dos rebanhos, tornando-os maiores e mais produtivos. É esperado também um aumento no fornecimento de leite e beneficiamento aos pequenos produtores.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Avaré, José Ricardo Cardozo Barreto, com as vantagens a expectativa é de que o número de cooperados cresça em pouco tempo. “Nós temos hoje 110 cooperados. Na sua maioria pequenos produtores. Imagino que se conseguirmos investir em tecnologia, o aumento da produtividade desses pequenos agricultores será expressiva e muito rápida”, afirma.
O criador Paulo Jorge da Silva é um dos pequenos produtores que participará do convênio. Atualmente ele tem 15 animais e fornece por dia cerca de 4,5 mil litros que a cooperativa define o destino. Ele conta que com a nova parceria poderá estruturar melhor a ordenha e dobrar a produção. “O primeiro passo é a gente piquetear essa área e fazer o pastejo rotacionado, já proporcionando uma quantidade maior de animais por hectare. E conseguir atingir o objetivo de produzir 100 litros de leite por hectare. Isso com certeza vai aumentar na nossa região, gerando muitos empregos”, ressalta.
Informações do Portal G1

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
