Conversão alimentar e ganho de peso
Confinamento | 4 de maio de 2016A terminação de bovinos em confinamento possibilita destinar mais animais para abate por ano, aumentando os ganhos em produtividade. A possibilidade de ganhos na valorização da @ de boi magro para boi gordo, melhor acabamento, aumento do rendimento de carcaça e redução da lotação das pastagens na época seca, são pontos que tornam a engorda em confinamento atrativa para o pecuarista.
Sob o ponto de vista biológico, a eficiência é traduzida pela conversão alimentar, que refere-se ao quanto de alimento é ingerido (na base matéria seca) para que o animal ganhe um quilo de peso vivo.
Por exemplo:
Se em um lote de animais a ingestão média de matéria seca (MS) for de 10,5 kg durante o período de confinamento e o ganho de peso obtido for de 1,25 kg/dia, a conversão alimentar será de 8,4 kg de MS/kg de ganho. Se em outro lote o ganho de peso for de 1,10 kg/dia para o mesmo consumo e dieta, a conversão alimentar será de 9,5 kg de MS/kg de ganho, ou 13% maior.
Do ponto de vista econômico, a eficiência pode ser avaliada pelo custo do ganho de peso ou em termos mais práticos, pelo custo da @ engordada.
O ganho de peso, a conversão alimentar e o custo da dieta são os fatores determinantes da eficiência econômica. Quanto melhor for à conversão alimentar para uma mesma dieta, menor será o custo da @ engordada.
Para isso, redução do estresse, melhora na conversão alimentar e eficiência no ganho de peso são obtidos com a utilização do Homeobase Convert H.
Protocolo sugerido:
Sistema Estensivo: mínimo de 10g/cab/dia
Sistema intensivo: mínimo 60g/cab/dia
Para mais informações consulte departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000.

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS
