
Danos da sodomia bovina
Guia de Doenças | 13 de julho de 2016O gado de corte passa por várias etapas até chegar ao abate. Na última etapa, eles costumam ficar confinados. O confinamento representa uma importante alternativa para reduzir os custos e aumentar o capital de giro, pois permite que o gado vá para o abate com pouca idade. É nessa importante fase do processo que o criador precisa manter-se atento ao comportamento dos animais.
Muitas vezes, a mudança repentina de ambiente e hábitos pode leva-los a um alto nível de estresse e trazer consequências capazes de causar prejuízos ao bom andamento da criação do gado de corte. A situação tende a se agravar ainda mais, caso o espaço seja pequeno para um grande número de animais. A necessidade de adotar um novo modelo de organização social pode mexer com o psicológico dos machos inteiros e causar alguns transtornos.
Sodomia e suas consequências
Com o a presença da sodomia, estado no qual o gado apresenta-se totalmente submisso, pode fazer com que ele deixe de acessar o cocho de comida e outros recursos que estão à sua total disposição. Ao permanecer assim por um período, podem acabar perdendo peso e imunidade, ficando suscetíveis a infecções e bactérias, além de ferir-se com maior facilidade, podendo inclusive acabar morrendo, ocorrências que podem comprometer todo o processo da criação.
O clima quente e os feromônios também influenciam na incidência da Sodomia e combatê-la é um grande desafio para os criadores, por representar altas probabilidades de prejuízos financeiros. Diferentemente de um pasto, onde os animais contam com um grande espaço, no confinamento aqueles que apresentam comportamento dominante podem reprimir os outros que ficam em uma situação de “não ter para onde correr”. A combinação de um animal que gosta de dominar (normalmente os que são montados, tornam-se revoltados e desenvolvem este tipo de comportamento) e um submisso pode resultar em um processo destrutivo.
Para evitar o problema, o ideal é que os animais que já foram montados sejam confinados separados dos demais e que se mantenha um controle para que todos tenham acesso igualitário à alimentação. Há também alguns suplementos que podem ser usados para amenizar o problema, mas o ideal é mantê-los em lotes pequenos.

Olá, somos a CMR Saúde Animal e fazemos parte do Grupo Real H, o maior laboratório de Homeopatia Veterinária da América Latina. Nossa marca nasceu para enfrentar os desafios sanitários da pecuária moderna com eficiência. Hoje, somos especialistas no controle de doenças e parasitas que ameaçam o rebanho. Nos dedicamos a aprimorar o bem-estar animal, combinando ciência e tecnologia para desenvolver soluções seguras, inovadoras e sustentáveis.
Nos destacamos pelo desenvolvimento de produtos seguros, 100% sustentáveis e eficientes. Ou seja, nossas soluções atendem às necessidades dos clientes sem gerar resíduos químicos no meio ambiente.
Atualmente, estamos presentes em todos os estados brasileiros e em processo de expansão internacional. Oferecendo medicamentos homeopáticos produzidos com elementos naturais que não deixam resíduos nos animais, seja no leite ou na carne.
Criamos esse blog para trazer informações úteis e confiáveis relacionadas à pecuária para te auxiliar na saúde, no desempenho e no bem-estar dos seus animais. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Lucas Mari — silagem, microrganismos e manejo de forragens | SimbovCerrado 2025
Luiz Albino Bonamigo — milheto, guandu e plantio direto | SimbovCerrado 2025
Real H participa do lançamento da 7ª Cavalgada no Pantanal
