Eficiência na Criação de Bezerras – PARTE IV
Girolando | 31 de março de 2016
Especial atenção deve ser dada ao colostro, secreção viscosa da glândula mamária produzida imediatamente após o parto por três a seis dias. O efeito de proteção imunológica do colostro é fundamental devido concentração elevada de imunoglobulinas. Estes anticorpos, proteínas de alto peso molecular, fazem parte de um complexo sistema de defesa e visam combater agentes infecciosos de natureza variada, sendo absorvíveis pelas células do intestino, de forma completa, apenas nas primeiras horas após o nascimento.
Os teores estimados de imunoglobulinas no colostro são de 32,4 mg/mL no momento do parto, 25,4 mg/mL doze horas após e 15,4 mg/mL após vinte e quatro horas. Assim, é questionável se o colostro, obtido a partir da 3ª ordenha, teria anticorpos suficientes para garantir uma boa imunização. Esse fato, aliado ao fato que, após as primeiras 12 horas de vida, a capacidade de absorção intestinal de anticorpos vai progressivamente se reduzindo, reforça a importância em garantir a ingestão do colostro mais rapidamente após o nascimento.
A quantidade de leite (sucedâneos), a temperatura com que será fornecida deverá ser rigorosamente avaliada, pois da qualidade destes nutrientes dependerá todo desenvolvimento do animal.
PROTOCOLO SUGERIDO:
Top Vita: – 30g/cab/dia (fase de aleitamento ate os 12 meses). 15g/cab/dia na fase de recria.
Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67)3028-9000.

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS