Engorda de bovinos usando milho inteiro traz resultados na Estância Monza
Confinamento | 24 de fevereiro de 2016Muitos pecuaristas já descobriram os benefícios de engordar o rebanho usando milho inteiro. O Marcelo de Rosso, da Estância Monza em Campo Grande (MS) é um deles. Adepto da dieta há cerca de um ano já terminou cerca de dez lotes e contabiliza excelentes resultados.Assista a matéria completa:
“A grande diferença no meu ponto de vista é a economia de mão de obra porque, o milho grão inteiro gera uma mão de obra bem menor do que o confinamento convencional. Uma maneira fácil de você explicar a economia de mão de obra é pela quantidade que o animal come, porque nesse confinamento de grão inteiro o animal vai comer entre 8 e 10 quilos por dia e no confinamento convencional além de você ter que trabalhar com vários ingredientes você trabalha com uma média de 40 quilos/dia”, explicou Marcelo de Rosso.
O ato de se engordar bovinos utilizando grãos inteiros de milho nasceu nos Estados Unidos na década de 70 e há alguns anos vem despontando na pecuária brasileira. Consiste na utilização de 85% de milho inteiro e 15% do Engorda H grão inteiro, um núcleo concentrado mineral proteico para acabamento de animais.
“Esse núcleo contém tudo que o animal precisa e é a tecnologia que faz com que o animal consiga absorver e aproveitar esse milho pra engordar”, acrescenta o pecuarista.
A intenção é abater os animais com no máximo 24 meses, entrando no confinamento entre 15 e 17 meses. Entretanto, mais importante que a era é o peso.

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS