
Entenda a diferença entre cavalo, jumento, burro, jegue e besta
Guia de Raças | 5 de abril de 2017É muito comum ver jumentos, burros e cavalos em todas as regiões do Brasil, mas mesmo assim, muita gente não sabe diferenciar esses animais e também desconhecem que fazem parte de três espécies distintas. Por exemplo, você sabia que jumento, asno e jegue, são nomes regionais diferentes dados para exatamente o mesmo animal? Para entender as diferenças, saiba quais são as características de cada espécie.
Os jumentos e jumentas são asininos, já o cavalo (macho) e a égua (fêmea) são equinos, enquanto que os burros e as mulas (bestas) são muares.
A cruza do jumento (Equus asinus) com a égua (Equus caballus) gera o burro, se for macho e mula (besta), se for fêmea. A cria do cruzamento de um cavalo com uma jumenta se chama bardoto. Esses muares (burros e mulas) são animais híbridos e não se reproduzem, pois são frutos de duas espécies diferentes.
Genética
Esses animais são estéreis porque os equinos têm 64 cromossomos e os asininos só 62, gerando assim um filhote de 63 cromossomos. Quando um animal tem cromossomos em número ímpar, isso resulta em uma alteração na meiose o que dificulta a viabilidade da reprodução.
Jumento x Burro
Ambos são bem resistentes e por isso são considerados como animais de carga. Uma das principais diferenças físicas entre eles é o tamanho das orelhas, as dos jumentos são bem maiores.
Mulas e burros são mais altos que os jumentos. O porte depende do tamanho da égua mãe, porém costuma ser mais de 1,5 metros. Em relação a pelagem, o jumento é mais peludo, podendo ter a pelagem acinzentada, preta ou branca, enquanto que a dos burros e das mulas é baixa como a dos cavalos.
Diferenças
Os jumentos (asininos) são pequenos, com pescoço grosso e curto, pelos cinza e uma cruz na linha dorsal. Os cavalos têm pelagem curta, específica de equinos, pescoço alongado e cabeça bem definida. Os animais híbridos, no caso do burro, cruzamento da égua com jumento, nascem com características físicas mais parecidas com o jumento. Se for bardoto, cruzamento de uma jumenta com cavalo, o filhote nascerá com características do cavalo.

Olá, somos a CMR Saúde Animal e fazemos parte do Grupo Real H, o maior laboratório de Homeopatia Veterinária da América Latina. Nossa marca nasceu para enfrentar os desafios sanitários da pecuária moderna com eficiência. Hoje, somos especialistas no controle de doenças e parasitas que ameaçam o rebanho. Nos dedicamos a aprimorar o bem-estar animal, combinando ciência e tecnologia para desenvolver soluções seguras, inovadoras e sustentáveis.
Nos destacamos pelo desenvolvimento de produtos seguros, 100% sustentáveis e eficientes. Ou seja, nossas soluções atendem às necessidades dos clientes sem gerar resíduos químicos no meio ambiente.
Atualmente, estamos presentes em todos os estados brasileiros e em processo de expansão internacional. Oferecendo medicamentos homeopáticos produzidos com elementos naturais que não deixam resíduos nos animais, seja no leite ou na carne.
Criamos esse blog para trazer informações úteis e confiáveis relacionadas à pecuária para te auxiliar na saúde, no desempenho e no bem-estar dos seus animais. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Lucas Mari — silagem, microrganismos e manejo de forragens | SimbovCerrado 2025
Luiz Albino Bonamigo — milheto, guandu e plantio direto | SimbovCerrado 2025
Real H participa do lançamento da 7ª Cavalgada no Pantanal
