Etapa de novembro da vacinação contra aftosa será diferente em MS
Confinamento | 28 de agosto de 2012
Estabelecida pela portaria número 2.550, de 30 de maio de 2012, o calendário de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul aponta uma mudança para o mês de novembro. A nova medida, apenas para a região sanitária 1 – Planalto – modifica a vacinação, que antes era de 100% do rebanho, e passa a ser de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.
Segundo a diretora-presidenta da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Cristina Carrijo, esta mudança decorre de uma manifestação dos produtores. “Solicitamos um estudo ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e à Embrapa Gado de Corte (CNPGC) e através de laudos emitidos pelas duas entidades foi comprovado que não há nenhum comprometimento para os animais e para a defesa” explicou Cristina. A região do Pantanal e da Fronteira permanece com a vacinação de 100% do rebanho.
Confira o calendário contra febre aftosa de MS 2012:
Etapa Maio – Região Sanitária 1 (Planalto): de 1º a 31 de maio, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (mamando a caducando), independente da idade; de 1º de maio a 15 de junho: registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 2 (Pantanal): de 1º de maio a 15 de junho, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de maio. No período de 1º de maio a 30 de junho: realização do registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 3 (Fronteira): de 1º de abril a 15 de maio, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade; de 1º de abril a 30 de maio deverá ser realizado o registro da vacinação na Iagro.
Etapa Novembro – Região Sanitária 1 (Planalto): de 1º a 30 de novembro, vacinação de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade; de 1º novembro a 15 de dezembro, período de registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 2 (Pantanal): de 1º de novembro a 15 de dezembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade, nas propriedades optantes pela vacinação na etapa de novembro; no período de 1º de novembro a 30 de dezembro, realização do registro da vacinação na Iagro. Região Sanitária 3 (Fronteira): de 1º de outubro a 15 de novembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino (de mamando a caducando), independente da idade; de 1º de outubro a 30 de novembro deverá ser realizado o registro da vacinação na Iagro.
Fonte: iDEST_MS
Revisada e adaptada por Ass. Imprensa Real H

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS