
Febre Aftosa: Imunização adequada do gado exige alguns cuidados
Confinamento | 4 de maio de 2012Para realizar a imunização adequada de todo o rebanho, alguns cuidados são necessários:
- Vacinar dentro do período estabelecido;
- Adquirir vacinas em revendas autorizadas;
- Conservar as doses em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação;
- Aplicar a quantidade certa (5 ml) na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas;
- Manejar os animais com o mínimo de estresse, nos horários mais agradáveis do dia.
Após o término da vacinação, no dia 31 de maio, os pecuaristas têm até o dia 15 de junho para entregar a declaração nas Unidades Veterinárias Locais (UVLs) ou nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) dos seus estados.
Os produtores que não cumprirem com as suas obrigações serão impedidos de movimentar seus animais até regularizarem a situação, terão a vacinação acompanhada e serão autuados. A segunda etapa da campanha ocorrerá de 1º a 30 de novembro.
Restrição do trânsito
A partir do dia 15 de maio, os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, parte do Pará, Roraima, Amapá e Amazonas (exceto parte dos municípios de Lábrea e de Canutama e as cidades de Boca do Acre e Guajará) – considerados de médio e de alto risco e que não estão incluídos no inquérito soroepidemiológico para febre aftosa – sofrerão restrições para o trânsito de animais e produtos.
A divisa dos estados receberá barreiras de fiscalização e os bovídeos precisarão ser submetidos a exames sorológicos e ficar em quarentena antes de ingressarem na área sob inquérito. A medida visa reduzir possíveis riscos de introdução do vírus na área em estudo.
Fonte: MAPA

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS
