Gado girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil
Girolando | 18 de setembro de 2013O cruzamento entre o gado zebuíno gir e o holandês resultou na raça responsável por 80% da produção leiteira do Brasil, o girolando. Genuinamente brasileira, a mistura une rusticidade e produtividade, com animais perfeitamente adaptados ao clima tropical. Vacas que, com alimentação a pasto, atingem 42 litros de leite por dia. A raça surgiu na década de 1940. Já nos anos 1980 começou o controle leiteiro e o registro genealógico dos animais. Do cruzamento do gir com o holandês saem produtos de vários graus de sangue, todos com excelente produtividade se comparados com à média nacional.
O padrão da raça com grau de sangue 5/8 de holandês com 3/8 de gir foi definido em 1989 pelo Ministério da Agricultura e associações representativas. Entretanto, ainda é aceito o registro de animais ½ sangue e ¾. E cada grau determina características, que facilitam a identificação. As principais diferenças podem ser percebidas na cabeça e nas orelhas.
O pecuarista Renato da Cunha Oliveira é criador de girolando há 40 anos. Sua propriedade, a fazenda Baixadinha, no município de Conceição das Alagoas (MG), registra produção diária de 1,6 mil litros de leite. Ele diz que a melhor forma de apontar o grau de sangue de um animal da raça é pela posição das orelhas. O formato da cabeça também muda, mas, só com o toque é possível sentir a diferença.
Fonte: http://pecuaria.ruralbr.com.br

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
