Girolando registra animais no Canadá
Girolando | 5 de março de 2014A raça girolando, genuinamente brasileira, terá seu primeiro registro internacional. O superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Leandro Paiva, está em Calgary, no Canadá, para efetuar esta semana o registro genealógico de quatro machos e uma fêmea, nascidos naquele país. Os embriões que deram origem a esses exemplares foram produzidos no Brasil, a partir de acasalamentos feitos com material genético das vacas Grenda das Três Passagens e Engraçada Twist das Três Passagens e do touro Caxi OG.
Os embriões foram enviados há quarto anos à matriz da central de inseminação Alta Genetics.Hoje, os bovinos têm cerca de dois anos. Agora, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a associação a efetuar o registro internacional. “A procura pelo sêmen da raça tem crescido significativamente nos últimos anos. As fêmeas atingem boa produção de leite a pasto e são bastante resistentes a parasitas. Tudo isso contribui para tornar o custo de produção baixo”, diz Leandro Paiva.
A iniciativa faz parte de uma estratégia para impulsionar a exportação da genética brasileira. “O Canadá é um país que tem protocolo sanitário com quase todos os países, o que vai permitir a comercialização do material genético desses animais para localidades onde o Brasil não consegue exportar”, explica Heverardo Rezende de Carvalho, diretor da Alta. A unidade brasileira da central está representada na viagem pelo gerente Luiz Alfredo Deragon. Com essa iniciativa, a central pretende divulgar a raça para países que ainda não criam Girolando. “Para ter o interesse desses países, será preciso mostrar a eles as potencialidades da raça para a produção de leite. Os principais alvos serão aqueles localizados nas regiões de clima tropical ou subtropical”, destaca Carvalho. (Fonte: Milk Point)

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
PODCAST UEMS CODORNA
Pecuária sem químicos é o ideal defendido por José Renato Chiari
Parceria Real H | Krein Distribuidora
MAIS PROGRAMAS