Governo de Minas lança Projeto Campo Novo
Girolando | 14 de maio de 2013
Democratizar o acesso à tecnologia de fecundação in vitro aos pequenos produtores rurais de leite. Esta é a decisão do Governo de Minas que será anunciada nesta sexta-feira (10/05), às 14 horas, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues, durante o encerramento da Expozebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A solenidade será realizada no anfiteatro do Museu do Zebu, no Parque de Exposições Fernando Costa.
O objetivo do projeto, denominado Campo Novo, é inverter uma lógica perversa em que apenas os grandes produtores rurais têm acesso aos benefícios produzidos pela biotecnologia e genética animal. Excluídos do processo de conhecimento e de utilização dos avanços tecnológicos, a eles só restavam a atividade de subsistência orientados apenas pelo senso comum, passado de geração em geração que não agrega valor, se traduz em produto de baixa qualidade e produtividade, e não gera renda suficiente para sustentar o seu negócio. O resultado quase sempre é o êxodo rural. “Estamos criando condições de permitir ao pequeno produtor de leite a mesma tecnologia dos grandes conglomerados rurais. Este projeto vai melhorar, em curto prazo de tempo, o aumento de renda e a qualidade de vida de cada família”, avaliou o secretário Narcio Rodrigues.
O projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido pelo APL de Biotecnologia, terá um impacto significativo no melhoramento genético dos rebanhos desses pequenos produtores. A diferença é de que enquanto pelo método da inseminação artificial e na utilização de touros provados em monta natural o melhoramento genético é de longo prazo, no método produzido pelo Campo Novo a velocidade é muito maior. Isto porque o produto gerado independe da qualidade do plantel existente e, nos embriões, serão utilizadas matrizes (doadoras) e touros de terceiros com alto valor genético. O resultado é a obtenção de um número maior de matrizes de qualidade para o plantel, já que o processo permite a utilização de sêmen sexado de fêmea.
O impacto financeiro e econômico para os pequenos produtores rurais reside nesse significativo detalhe: animais com mães e pais reconhecidamente de qualidade genética elevada, os produtos a serem comercializados em feiras e leilões serão por valores mais expressivos. E mais: os benefícios para esses produtores resultarão em aumento da produtividade leiteira com baixo investimento e acesso à tecnologia avançada.
A primeira etapa do projeto tem duração de 24 meses e a meta é atender 60 produtores no primeiro momento. Serão disponibilizados, em média, quatro prenhezes sexadas de fêmea meio-sangue Girolando para cada produtor participante. Posteriormente, o número de produtores será ampliado.
O projeto Campo Novo é do Governo de Minas, idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido pelo APL de Biotecnologia e Genética Bovina, com a parceria da ABCZ, Epamig, Emater, Fapemig, Fundação Triângulo, Coopervale, prefeitura de Uberaba, entre outros.
Fonte: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Revisado por Assessoria Imprensa Real H

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS