Homeopatia soluciona sodomia na estância Alta Vista
Confinamento | 13 de janeiro de 2014Há mais de dois anos o produtor Fernando Cézar Botolete deixou de lado a engenharia eletrônica para realizar o sonho de trabalhar com a pecuária. Na época ele e o pai adquiriram a estância Alta Vista, no município de Araçatuba (SP), onde construíram estrutura para confinar cerca de 500 animais.
Nesta época do ano, o confinamento está quase vazio por se tratar de uma época em que há pasto de sobra na região, mas nos meses de estiagem os piquetes ficam lotados e, com tantos animais no mesmo espaço, alguns acabam apresentando desvio de comportamento que resultam em prejuízos para o produtor. “O principal problema que conseguimos identificar é com relação à sodomia do animal, isso acarreta alguns fatores como perda de peso, podridão e quebra dos cascos e briga de animais”, relata o pecuarista.
Para combater a sodomia bovina, Fernando passou a utilizar o Sodo 100, medicamento homeopático da Real H que é adicionado diretamente na alimentação do rebanho. No início o produto era utilizado em parte dos animais, apenas como teste, mas não demorou a surgirem resultados positivos, levando o pecuarista a ampliar a utilização para todo o rebanho confinado. “Começamos a utilizar em 2011, inicialmente em apenas dois dos quatro piquetes, e como nós vimos que o produto era realmente muito bom, começamos a utilizar em 100% do rebanho”.
Segundo o pecuarista, foi visível a mudança de comportamento dos animais que receberam a homeopatia da Real H durante os testes. “Do primeiro piquete para o quarto é um pouco mais elevado o relevo, então nós ficávamos nesta parte mais alta do terreno e conseguíamos observar 100% do gado. Observávamos que no primeiro e segundo piquetes, onde estava sendo utilizado o Sodo 100, o gado era bem mais tranquilo, estava deitado e ruminando, enquanto nos outros dois piquetes, onde não era utilizado o Sodo 100, o gado estava sempre agitado”, revela.
Assista a reportagem completa, produzida pela equipe do Programa Pecuária Forte:

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Caso de Sucesso 449 | Controle de verrugas nos animais do PNAT na FAZU
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
