IBGE: Aquisição de leite inspecionado em 2013 tem aumento de 5,4% em relação a 2012
Girolando | 2 de abril de 2014Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (27), a aquisição de leite inspecionado no ano de 2013 foi de 23,55 bilhões de litros, o que representa um aumento de 5,4% em relação a 2012.
A quantidade de leite adquirido no quarto trimestre foi de 6,54 bilhões de litros, o que representou um aumento de 12,65% sobre o mesmo período de 2012 e de 9,1% sobre o 3º trimestre de 2013. Dezembro foi o mês com maior captação de todo o ano, com cerca de 9,5% do total captado, fechando com 2,2 bilhões de litros em volume.
Na comparação mês a mês ao longo do ano, constata-se que outubro foi o mês em que houve maior diferença com relação à captação de 2012 (acréscimo de 14,77%), seguido por novembro e setembro, com aumentos de 14,04% e 13,03%, respectivamente. No total geral, o quarto semestre apresentou a maior diferença sobre o ano anterior. Além disso, a partir de outubro, a captação já era superior aos meses de dezembro e janeiro de 2012, quando normalmente ocorrem os picos de produção.
No 4º trimestre de 2013, grande parte da aquisição do produto ocorreu no Sudeste do país (40,54%), seguido pelo Sul, com participação de 35,05%. As regiões Norte e Nordeste participaram com percentuais próximos de 5,0% cada uma delas.
Quantos aos Estados, Minas Gerais apresentou alta de 18% na comparação com o 4º trimestre de 2012, sendo responsável por 26,59% do total captado, representando ligeiro aumento de participação quando comparado ao trimestre anterior.
Ainda, Minas Gerais foi o estado com maior captação de leite no Brasil, contribuindo com 26,18% do total. Em segundo lugar posiciona-se o Rio Grande do Sul (14,7%) seguido do Paraná (11,97%), São Paulo (10,75%) e Goiás (10,39%). Juntos, os 5 maiores produtores de leite no Brasil, detém 74% do volume produzido.
Nota: É importante lembrar que os volumes referem-se ao leite inspecionado e processado nos estados, não representando necessariamente a origem do produto e sem levar em consideração a produção informal. (Fonte: MilkPoint com informações do IBGE)

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
