IBGE: Produção de leite cresce 8,9% no 1º trimestre de 2014
Girolando | 27 de junho de 2014
Segundo a Pesquisa Trimestral do Leite realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (26), a aquisição de leite pelas indústrias processadoras de leite no 1º trimestre de 2014 foi de 6,186 bilhões de litros, o que corresponde a um aumento de 8,9% sobre o 1º trimestre de 2013 e queda de 5,5% sobre o 4º trimestre de 2013.
No comparativo mensal com o mesmo período de 2013, a aquisição manteve-se relativamente crescente em todos os meses do 1º trimestre de 2014, tendo registrado em maio a maior variação. Em janeiro houve a maior aquisição de leite do período em análise.
Regionalmente verificou-se que o Sudeste foi responsável por 41,4% da aquisição nacional de leite, o Sul por 33,8% e o Centro-oeste por 14,7% no 1º trimestre de 2014. O Norte e Nordeste participaram com percentual igual a 5,0% cada um. Comparativamente ao 1º trimestre de 2013 observou-se ganho de participação das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto as demais apresentaram certa redução.
A maior variação quantitativa de aquisição de leite ocorreu no Sudeste do país, representando em termos relativos 13,6% de aumento relativamente ao mesmo trimestre de 2013. Esta variação foi influenciada pelo aumento ocorrido em Minas Gerais, estado que teve maior variação positiva na aquisição do produto em termos nacionais.
No comparativo entre o 1º trimestre de 2014 e o 4º trimestre de 2013 observou-se queda da aquisição em todas as regiões, exceto a Nordeste na qual o aumento foi puxado, sobretudo pela Bahia. A região Sul teve a maior queda em volume de leite em termos nacionais, sendo influenciada pela forte redução da aquisição no Rio Grande do Sul, dado o início da entressafra.
Minas Gerais é o estado que mais adquiriu leite (cerca de 27,6% do total nacional), seguido pelo Rio Grande do Sul (13,7%), Paraná (11,7%), Goiás (11,1%) e São Paulo (10,3%). ( Fonte: MilkPoint)

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS