
GUIA DE RAÇAS: JERSEY
Guia de Raças | Pecuária de Leite | 16 de junho de 2020A raça Jersey teve origem em na Ilha de Jersey, uma pequena ilha de apenas 11.655 hectares no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Na ilha o gado Jersey é criado puramente há mais tempo que qualquer outra raça bovina. Por decreto lei, no ano de 1763, ficou proibida a entrada na Ilha de Jersey, de qualquer animal vivo que pudesse transmitir doença aos seus bovinos. Até hoje, os animais que vão competir em exposições fora da Ilha, devem ser vendidos, visto que seu retorno não é mais permitido.
Os animais da raça Jersey chegaram ao Brasil em 1896, importado por Joaquim Francisco de Assis Brasil, diretamente da Granja de Windsor, da rainha Vitória da Inglaterra. Os animais reuniam características que permitem sua sobrevivência e bom desempenho em diferentes regiões. Por serem animais que apresentam boa resistência e fácil adaptação, podendo ser encontrados em locais de clima frio como a Inglaterra e os Estados Unidos, ou em países de clima quente, com a África do Sul e Brasil.
Características
A capacidade de adaptação destes animais é um dos seus pontos fortes, ou seja, além de se adaptar bem as diferenças climáticas, as vacas Jersey, se adaptam bem a diferentes sistemas de produção, seja fincando estabuladas ou a pasto, e convivem com outras raças sem problemas.

Outra característica que atrai muitos produtores, é o tamanho dos animais, por serem pequenos, ainda mais comparado a outras raças leiteiras, é possível aumentar a carga animal por hectare.
Além disso a docilidade é outra característica bastante marcante desta raça jersey além de apresentarem também precocidade reprodutiva.
Produção
Os Animais apresentam a mesma rusticidade do gado Girolando, mas tem a vantagem de apresentar um período de lactação maior e um leite com maior teor de gordura, além de alta qualidade para o consumo humano.

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS