MAPA: controle da febre aftosa nas Américas é tema de discussão em Santiago, no Chile
Confinamento | 26 de julho de 2012A situação da febre aftosa na América do Sul foi abordada pelo Brasil e outros países do continente durante a 12ª Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 12), na terça-feira, 24 de julho, em Santiago (Chile). Durante o encontro, representantes das sub-regiões do COHEFA 12 discutiram a situação regional da doença e os compromissos de ações para implementar o Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), assumidos em 2010.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi representado no encontro pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) e atual presidente do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) Guilherme Marques. A reunião é organizada pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
No dia anterior, também em Santiago, ocorreu a segunda reunião ordinária do CVP em 2012. No evento foram apresentados relatórios de avaliação regional sobre saúde animal e discutidos temas da 2ª Conferência Mundial sobre Febre Aftosa da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), que ocorreu em Bangcoc (Tailândia), no mês de junho.
- COHEFA
O Comitê foi criado em 1987 pelos países das Américas, para garantir a decisão política, identificar estratégias, linhas de ação e gerir recursos para cumprir as metas estabelecidas no PHEFA. A composição do COHEFA inclui representantes de setores público e privado, divididos em sub-regiões: Amazônica, Andina, Caribe, Cone Sul, América Central e América do Norte.
Fonte: MAPA
Revisada e alterada por Ass. Imprensa Real H

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS