Pecuária de corte, trigo e café sustentarão avanço do PIB da agropecuária
Confinamento | 2 de setembro de 2014A colheita das culturas de inverno no segundo semestre de 2014 é um fator que deve contribuir para a continuidade das taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária ao longo de 2014. Destaque também pode vir do segmento de carnes e do café, apesar da queda na safra brasileira em função de problemas climáticos. “Os preços internacionais do café em alta podem compensar a queda da produção nesta safra, ocasionada pela seca”, avalia o coordenador do departamento econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Conchon.
Entre as culturas de inverno, destaque para o trigo, cuja colheita deve ser 35,7% maior em 2014, segundo a mais recente estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os triticultores devem colher, neste ano, uma safra recorde de 7,503 milhões de toneladas, ante 5,527 milhões de toneladas em 2013.
O segmento de carnes deve contribuir para o crescimento do PIB da agropecuária em 2014, a partir do segundo semestre. No caso da pecuária de corte, os frigoríficos têm pago mais pelos animais prontos devido à limitada oferta de bovinos para o abate. O mercado externo também está aquecido. As vendas de carne bovina aumentaram 16,7% no período de janeiro a julho de 2014 (US$ 3,3 bilhões), na comparação com 2013. E a expectativa é de manutenção do ritmo de venda, especialmente em função da decisão da China de retirar o embargo imposto à carne bovina do Brasil.
O PIB da agropecuária cresceu 0,2% no segundo semestre de 2014 ante o trimestre anterior, segundo números divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor foi o único segmento que apresentou variação positiva no período, quando o PIB total do país caiu 0,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB da agropecuária cresceu 1,1%.
Informações dos sites CNA e BeefPoint

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS