
Prejuízos Causados pela Doença Mastite
Guia de Doenças | Pecuária de Leite | 12 de abril de 2016A Mastite bovina é considerada uma das piores doenças bovinas, principalmente no que se trata da produção leiteira. A doença é uma grande inimiga dos pecuaristas, pois pode causar a perda das mamárias dos bovinos. Assim como acontece em seres humanos, a Mastite é a inflamação das glândulas mamárias, causada por uma infecção. Essa infecção é resultado de um conjunto de fatores que envolvem microorganismos, erros de manejo pelo homem, como a falta de higiene, defeito nas ordenhadeiras, e fatores ambientais. Outra forma de infecção é a passagem de bactérias pela boca do bezerro.
A doença bovina pode se manifestar de duas formas. Na forma de Mastite clínica, que causa alterações no leite, ou como Mastite subclínica que não traz efeitos visíveis, no entanto é a forma mais frequente da doença, além de ser a causa de 70% dos óbitos de animais. Portanto, é necessário ficar atento aos sintomas. E, entre os sintomas manifestados devido à Mastite bovina estão: a diminuição da produção de leite, a vermelhidão nas mamas, apatia da vaca e febre.
Mas por que a Mastite é considera uma das maiores vilãs da produção pecuarista? Como já foi mostrado, essa doença pode causar a perda das mamas e até a morte da vaca. Por consequência, ocorre uma queda da produção, o que traz um grande prejuízo de imediato, mas também em longo prazo. Com a diminuição, pecuaristas podem chegar a perder 45% da produção.
Assim como outras doenças, a Mastite pode ser evitada. Para isto é necessário seguir alguns passos básicos. O primeiro passo é a higienização dos materiais utilizados, antes e depois da ordenha, e se possível das mamas do animal. Uma segunda forma de evitar a Mastite é evitando que a vaca se deite após a ordenha, pois é neste período que ela fica mais suscetível ao contágio e o risco aumenta ainda mais pelo contato com o chão. Outra forma de prevenir, e também tratar a Mastite bovina, é a vacinação. No entanto, para iniciar o tratamento, é necessário ter a orientação e acompanhamento de um médico veterinário. Lembrando que a prevenção é o melhor caminho para aumentar as chances de um rebanho saudável.

Olá, somos a CMR Saúde Animal e fazemos parte do Grupo Real H, o maior laboratório de Homeopatia Veterinária da América Latina. Nossa marca nasceu para enfrentar os desafios sanitários da pecuária moderna com eficiência. Hoje, somos especialistas no controle de doenças e parasitas que ameaçam o rebanho. Nos dedicamos a aprimorar o bem-estar animal, combinando ciência e tecnologia para desenvolver soluções seguras, inovadoras e sustentáveis.
Nos destacamos pelo desenvolvimento de produtos seguros, 100% sustentáveis e eficientes. Ou seja, nossas soluções atendem às necessidades dos clientes sem gerar resíduos químicos no meio ambiente.
Atualmente, estamos presentes em todos os estados brasileiros e em processo de expansão internacional. Oferecendo medicamentos homeopáticos produzidos com elementos naturais que não deixam resíduos nos animais, seja no leite ou na carne.
Criamos esse blog para trazer informações úteis e confiáveis relacionadas à pecuária para te auxiliar na saúde, no desempenho e no bem-estar dos seus animais. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Lucas Mari — silagem, microrganismos e manejo de forragens | SimbovCerrado 2025
Luiz Albino Bonamigo — milheto, guandu e plantio direto | SimbovCerrado 2025
Real H participa do lançamento da 7ª Cavalgada no Pantanal
