Proposta de readequação de PIS/Cofins para lácteos é aceita por indústrias e cooperativas
Girolando | 19 de dezembro de 2013
A proposta do governo de readequação do sistema de acúmulo de créditos de PIS/Cofins para o setor lácteo foi chancelada, em reunião no Ministério da Fazenda dia 17, com representantes da Subcomissão do Leite e da Comissão de Agricultura da Câmara.
A proposta, aprovada por indústrias pequenas, médias e grandes, com ou sem aproveitamento, e cooperativas, propõe isonomia para a monetização e redução da alíquota de 60% para 40% para os créditos futuros. Uma parcela de 10% desse valor deve ser investida em programas de melhoria de qualidade e produtividade, conforme proposto no relatório da Subleite, aprovado pela Câmara.
Sobre os créditos acumulados das empresas, de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, a Fazenda pretende monetizar o montante em parcelas anuais, num prazo de até cinco anos, com a operacionalização ainda a ser definida.
De acordo com o presidente da Subleite, deputado federal Alceu Moreira, a medida acordada deve tramitar no Congresso através da publicação de uma nova Medida Provisória ou de uma emenda a ser encampada em alguma em tramitação.
As cooperativas, que não acumulavam os créditos e temem uma disparidade competitiva no mercado com a inserção dos créditos das indústrias, aceitaram o acordo, desde que esse debate seja retomado no começo do próximo ano, o que atende à sugestão do parlamentar gaúcho.
“Certamente será uma das grandes, se não a maior vitória da Subleite durante esse mandado”, comemorou Alceu Moreira. (Jornal O Presente Rural)

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS