
Puro-Sangue Inglês (PSI)
Equinos | Guia de Raças | 1 de setembro de 2020O Puro–Sangue Inglês (PSI) é um cavalo de corrida nascido na Inglaterra. São animais grandiosos, elegantes, velozes e resistentes. Dessa forma, considera-se o cavalo mais veloz do mundo em média distância, com aptidão para salto e adestramento.
A raça nasceu entre os séculos XVII e XVIII, a partir do cruzamento com cavalos árabes e berberes, com éguas selecionadas da Inglaterra e da “Royal Mares” da península ibérica.
Destemidos e imponentes, possuem um ótimo rendimento nos esportes. Por isso dominaram as pistas de muitas modalidades, como turfe (corrida), polo e hipismo, atividades que exigem velocidade e agilidade.
São animais de porte de médio para grande, ou seja, pesam em torno de 500 kg. Já altura da cernelha varia de 1,62m a 1,67m. Sua cabeça possui perfil reto ou levemente ondulado. Os olhos são grandes, orelhas médias e narinas elípticas.
As cores aceitas são o castanho, alazão, negro ou tordilho, de preferência uniforme.
Chegam a ser nervosos e de temperamento difícil, inclusive considerados rebeldes, às vezes. Por essa teimosia e caráter forte, necessitam de uma doma cuidadosa feita por profissionais experientes. Entretanto, são animais extremamente inteligentes e de fácil aprendizado. Adoram um bom desafio.
Possui características nacionais bem definidas. Sendo assim, o Puro-sangue Inglês contribui para melhorar outras raças, como Quarto-de-Milha, Mangalarga, Anglo-árabe, entre outros.
Registro
Os animais são registrados em livros chamados Stud book (Livro de registros genealógicos, isto é, um arquivo oficial mantido por um clube especializado que organiza e guarda os registros genealógicos de uma determinada raça pura de cães, gatos ou qualquer outro animal doméstico).
Este termo surgiu na criação dos cavalos Puro-sangue Inglês. Assim também, o primeiro Stud Book desta raça nasceu na Inglaterra em 1793.
O Stud Book Brasileiro, tem cerca de 3300 registros de nascimentos, é administrado pela Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida A.B.C.P.C.C .
Por último, o primeiro cavalo PSI nascido no Brasil foi em 1874.

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
Podcast Real H com Etiene Batista | 9ª Festa do Leite
