Região Norte adere ao programa de melhoramento de girolando
Girolando | 11 de setembro de 2013Produtores rurais do Acre e de Rondônia terão a oportunidade de melhorar a produtividade de seus rebanhos leiteiros com a adoção de material genético de touros de genética superior. Na semana passada, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando fechou parcerias que permitirão a doação de doses de sêmen para quase cem criadores da região Norte. Cada pecuarista receberá, a partir do próximo ano, entre 30 e 200 doses de sêmen dos touros participantes do Teste de Progênie do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).
Uma das parcerias foi firmada com a prefeitura de Jaru, uma das cidades que compõe a bacia leiteira de Rondônia. O município conta com um programa de assistência técnica a 75 produtores rurais, que agora passarão a receber material genético gratuito. A parceria foi firmada durante reunião ocorrida no dia 27 de agosto com a presença do vice-prefeito Inaldo Pedro Alves, do secretário de Agricultura Waltenes Júnior, o coordenador Operacional do PMGG Marcello Cembranelli, o técnico Guilherme Pereira e pesquisadores da Embrapa.
A Associação de Girolando também firmou parceria com a Embrapa Rondônia, que passará a inseminar as vacas de seu rebanho com sêmen dos touros do Teste de Progênie. A entidade também terá uma unidade demonstrativa com as fêmeas e fará pesquisas com os animais.
Na sede da Embrapa Acre, em Rio Branco, Marcello Cembranelli ministrou palestra no dia 28 de agosto sobre a raça girolando e o PMGG para produtores de leite do estado com o intuito de ampliar o número de rebanhos colaboradores do Teste de Progênie no Estado. Cerca de 10 produtores passarão a atuar como rebanho colaborador, a partir de 2014, e a receber gratuitamente doses de sêmen.
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIROLANDO

Olá, me chamo Dener Dias e sou jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Me formei em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosto de escrever e cantar, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. Inclusive, escrevi o livro-reportagem Poeira Branca, no qual falo sobre minha aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentei o programa Pecuária Forte, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executei a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Hoje em dia, sou Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real H, onde, em 12 anos, já visitei mais de 600 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procuro auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, estou cursando MBA em Digital Business e minha missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!


PECUÁRIA FORTE TV
Tradições Pantaneiras de Geração em Geração
Podcast Pecuária Forte | Fazenda Nobreza e Santos Reis
Caso de Sucesso 448 | Fazenda Extrema, Grupo Rivelli | Zerou a mortalidade de bezerros por diarreia
