Segunda etapa vacina 99,44% do rebanho de MS contra aftosa
Confinamento | 19 de janeiro de 2016
Mato Grosso do Sul alcançou na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 99,44% de cobertura entre o número de animais previstos para a rodada. A imunização foi realizada entre outubro e dezembro do ano passado e atingiu 10 milhões de bovinos e bubalinos.
O relatório da campanha, divulgado pela Agência estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), aponta que na etapa foram fiscalizadas 223 propriedades e tiveram vacinação assistida outras 264, onde foram vacinados 45.217 animais. Em outras 3.186 propriedades, 85.077 animais foram vacinados com agulha oficial.
Ao avaliar a etapa, o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, lembrou que Mato Grosso do Sul não registra focos da aftosa há 10 anos. “O produtor rural está atento e consciente da importância de manter a sanidade do seu rebanho principalmente para buscar novos mercados consumidores”, disse.
Para o secretário estadual de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo do estado na área de sanidade animal vem de encontro a preocupação da população com a qualidade do que se está consumindo, além de proteger a economia do estado, que tem na sua base a produção na agropecuária. “Ao atingir a meta de vacinação imediatamente damos inicio ao ciclo seguinte do trabalho. Nossa vigilância é constante”, concluiu.
Em 2016, a primeira etapa da campanha, conforme portaria da Iagro, será realizada entre abril e junho, sendo de 1º de abril a 15 de maio para a região de Fronteira, de 1º a 31 de maio para o Planalto e de 1º de maio a 15 de junho para o Pantanal.
As informações são do portal Agrodebate.

Dener Dias é jornalista, apresentador de TV, roteirista, escritor, produtor, cantor, músico e compositor. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMS, gosta de escrever, principalmente sobre o Pantanal, pecuária e suas peculiaridades. É autor do livro-reportagem Poeira Branca, no qual narra sua aventura real como peão e repórter em uma viagem de 23 dias como boiadeiro pelo Pantanal da Nhecolândia.
Por quase uma década, apresentou o programa Pecuária Forte na TV, chegando a apresentar cinco horas de programas ao vivo por dia, de segunda a sexta. Além disso, executou a produção geral, reportagem, roteiro e trilha do filme Pecuária Pantaneira, lançado em 2017 e que já ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube.
Atualmente é Coordenador de Comunicação Estratégica no Grupo Real, onde, em mais de 12 anos, já visitou mais de 500 propriedades para entrevistas e gravações de reportagens. Dessa forma, procura auxiliar as pessoas na escolha do melhor tratamento homeopático e outras soluções no mundo da agropecuária, mostrando relatos e casos de sucesso reais de pessoas que utilizam essa tecnologia.
Atualmente, está cursando MBA em Digital Business e sua missão aqui no blog é trazer informações confiáveis e contribuir com o uso de tecnologias sustentáveis e eficazes para tirar as suas dúvidas e atender às suas necessidades!
Mande sua dúvida!

PECUÁRIA FORTE TV
Podcast Pecuária Forte | O papel da pesquisa científica e da homeopatia na pecuária sustentável
Gravações Pecuária Pantaneira 2
Podcast Pecuária Forte | Homeopatia e inovação no campo: A trajetória de sucesso na Real H
MAIS PROGRAMAS